Como comprar e escolher o melhor portão automático [Exclusivo]

Saiba como comprar e escolher o melhor portão automático para sua casa ou trabalho

Cada dia mais as pessoas estão investindo em portão automático, seja para sua residência ou empresa. Além de comodidade o acionamento eletrônico trás uma sensação maior de segurança. Mas para que toda essa comodidade e conforto não se tornem uma baita dor de cabeça é preciso observar alguns detalhes no momento da compra do portão automático.

Nesse post vamos falar sobre alguns pontos importante no momento da compra do portão e na manutenção pós compra.

 

Qual modelo é o ideal para suas necessidades?

Um dos primeiros pontos antes de você comprar o portão automático é saber qual é o melhor modelo para sua necessidade.

Além de uma grande variedade de materiais, existem modelos diferentes de portão para cada ambiente.

Os três principais são:

Os Basculantes esses modelos abrem verticalmente o que ajuda na questão de otimização do espaço. Mas deve se tomar cuidado na abertura e no fechamento do portão para evitar possíveis acidentes com os pedestres na calçada. Já que esse modelo se acaba invadindo um pouco a calçada no momento da abertura.

Os modelos Deslizantes se abrem com o deslocamento horizontal, são aqueles modelos que correm para um dos lados do muro.

Já os modelos Pivotantes se dividem ao meio para realizar a abertura, essa abertura pode ser para dentro ou para fora. Assim como o modelo basculante esse tipo de portão requer atenção e cuidado no momento da abertura com deslocamento para fora. Se a abertura for para a calçada evite deixar aberto, em algumas cidades o portão desse modelo pode ser multado por obstrução da calçada.

Por isso que esse momento é importante realizar uma boa avaliação do melhor modelo para o imóvel.

 

Contrate sempre uma empresa que você confia

Não vá pensando que todas as empresas de fabricação ou automação de portões é tudo igual porque não é.

Existem diversas tecnologias que podem ser projetadas dependendo da necessidade do local. Por isso é sempre importante  pesquisar mais sobre a empresa de portões automáticos.

Se uma empresa não tem profissionais com a devida qualificação problemas na estruturam no alinhamento do portão e falhas no portão poderão ocorrer futuramente.

Uma maneira simples que verificar esses itens é pedir contatos de outros clientes e conversar diretamente com eles sobre a qualidade do serviço prestado. Visitando os locais em que a empresa já realizou um serviço para verificar a qualidade do mesmo. Pesquisas nas redes sociais e sites de reclamação também podem ajudar nessa pesquisa.

Empresas sem a experiência necessária em portões automáticos podem cometer erros simples. Entre eles mal posicionamento de roldanas ou mesmo a falta de alinhamento dos pontos de giro do portão causando danos futuros.

Evite também comprar o portão sem o motor, quando a instalação não é realizada da maneira correta. O portão automático pode ficar desbalanceado causando alguns travamentos no momento de abrir e fechar o portão. Há casos também que o instalador não realizar o projeto de maneira adequada. E acaba instalando um motor que não é o ideal para o portão, causando queima constante ou falhas.

Por isso sempre procure uma empresa qualificada para que você possa realizar seu investimento em um portão automático.

 

Manutenção preventiva é sempre a melhor solução

Muitas vezes falar de manutenção preventiva parece um pouco de exagero demasiado. Mas um portão com falta de manutenção pode causar acidentes e causar danos a estrutura do portão. A cada ano é importante que um profissional capacitado faça uma avaliação estrutural no portão e no mecanismo do motor.

Para portão automático do tipo basculante essa manutenção deve ser ainda mais frequente para evitar acidentes, já imaginou um portão desse se soltar em cima do carro ou de uma pessoa.

Por isso é sempre importante ter uma pessoa de confiança realizando a manutenção preventiva do seu portão automático.

 

Procure sempre utilizar materiais de qualidade

preço de portões automáticos

Parece uma pegadinha de quem quer vender mais, mas infelizmente não é. Um portão com materiais de baixa qualidade tem um tempo de duração menor, além de sofrer problemas estruturais e técnicos mais cedo. Pode parecer uma economia inicial, mas com toda certeza será um prejuízo futuro.

Essa preocupação vale desde do material da estrutura do portão como o alumínio, aço ou a madeira. Como para peças menores como roldanas, rodas, cabos, motores entre outros acessórios. Todos os materiais utilizados devem ser certificados para que além da segurança se tenha um acabamento com qualidade.

Lembrando que essas dicas reúnem uma relação de custo benefício principalmente a longo prazo.

 

Segurança

Apesar dos modelos de portão automático serem muitos seguros, vale sempre ressaltar alguns cuidados para reforçar sua segurança. Quando for viajar e ficar fora por muitos dias coloque um cadeado no portão para aumentar a segurança.

O modelo que é menos seguro é o modelo pivotante, pois esse modelo pode ser aberto quando se utilizar de força para empurrar o mesmo.

Outro ponto importante é dar preferência para os portões que tem o fechamento mais rápidos.

 

Portões sociais embutidos

comprar portão automático resistente

Muitas pessoas tem o costume de embutir o portão social no portão principal, a princípio não há problema nenhum.  A única preocupação é em relação ao cuidado em manter o portão fechado. Se caso alguém esquecer o portão social aberto no momento da abertura do portão principal, além do risco de acidente. Essa abertura errada pode causar um dano irreparável a estrutura do seu portão. Por isso é importante não se esquecer de calibrar o portão principal para não abrir quando o portão social estiver aberto, um bom profissional fará a conexão correta entre os dois portões.

Mais algumas dicas rápidas finais, o melhor são duas rodinhas ao invés de três, isso acaba trazendo mais problemas de descarrilamento do portão. Roldanas menores trazem um desgaste mais rápido, prefira motores com roldanas maiores.

Lembre um portão automático é um investimento em segurança e conforto, por isso nem sempre o famoso mais barato é a solução. Procure sempre investir em qualidade para que você tenha um portão com durabilidade e segurança, ainda mais se for um portão automático do tipo basculante.

Você Gostou Desse Artigo? Compartilhe nossas dicas nas redes sociais! Se possível, deixe sua opinião clicando nas estrelas logo abaixo.

Até o próximo post!

 

Comente no Facebook
Compartilhar!