Manutenção preventiva aumenta vida útil do portão automático

A manutenção do portão automático aumenta a vida útilOs portões automáticos cumprem o seu dever ao proporcionar segurança e conforto para os moradores de condomínios e residências. No entanto, como é uma das opções de entrada e saída mais importantes, o bom uso dos portões se torna imprescindível para evitar problemas e situações inesperadas, principalmente pelo fato de ser acionado diversas vezes ao dia.

Para que os portões fiquem funcionando corretamente e nunca de dor de cabeça para ninguém, é importante que seja feita uma manutenção geral: Nessa oportunidade serão analisados os componentes eletrônicos desses portões e, se necessário, trocados por modelos mais modernos. Bem como os cabos de aço (caso seja portão basculante) cremalheiras (caso seja portão deslizante). Placas e outros pormenores que também serão avaliados para o perfeito funcionamento.

“O custo dessas manutenções não são caras e garante que o bom funcionamento continuamente”.

Fazer avaliação periódica no motores dos portõesMas o ato de buscar manutenção preventiva pode não ser uma rotina para todos moradores de residências e síndicos de condomínios, a maioria das solicitações são feitas para consertos imediatos, especialmente quando acontecem descargas elétricas ocasionadas por trovoadas em fortes chuvas. “É muito comum se ter um número maior de chamadas quando acontecem esses fenômenos”. Caso contrário, um profissional somente é procurado quando queima algum componente do portão automático, ou quebra um dos cabos de aço e etc. Fazer a manutenção anual deve passar a ser um costume, pois, evita o inesperado…!

É interessante que, principalmente os síndicos de condomínios busquem um acompanhamento constante para evitar que problemas aconteçam.  “Lubrificar os cabos de aço com graxa branca ajuda bastante, já nos motores, por exemplo, é preciso passar desengripante, não pode ser graxa”. Ter este e outros pequenos cuidados é fundamental para o bom uso do portão.

Dica para maior vida útil do portão

– O morador deve sempre optar por passar pelo portão de pedestre para sair ou entrar no prédio, ao invés disso, com o controle na mão, muitos preferem passar pelo portão da garagem, pois, acham mais prático no dia a dia. No entanto, escolher entrar pela portaria, e não pela garagem, aumenta a vida útil do portão automático em um tempo considerável. Conversar com os moradores sobre o assunto evita este desgaste adicional do aparelho. Outra orientação que também é importante seria que o morador devesse esperar o ciclo completo de abertura e fechamento do portão (abrir e fechar) para acionar novamente a abertura do portão com o controle remoto.

manutenção preventiva no motor do portão– Outra dica seria procurar um profissional ou uma empresa especializada e de confiança em prol de se fazer manutenções preventivas. É importante, por exemplo, verificar se o portão automático está compatível com o motor e com a frequência de uso pelos moradores, se as peças estão lubrificadas e se os cabos estão em boas condições.

– Para a boa segurança do condomínio, caso algum morador perca o controle do portão, é importante que o código de acesso seja trocado. Para que não haja nenhum susto ou surpresa, é preciso haver uma conversa antecipada com os condôminos sobre este assunto de segurança e agendar uma visita com um profissional para fazer esta alteração, caso seja necessário.

portao automatico em sp

Compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*