portão basculantePortão Basculante e Dica Contra Arrombamento – Um dos melhores e mais versáteis meios de manter sua garagem fechada e protegida está em optar por um portão basculante. Isso é muito possível, pois, trata-se de um tipo de portão muito prático ao ser acionado para abertura ou fechamento da garagem, tanto no modo manual como no modo automatizado.

 Os portões basculantes são os modelos mais utilizados atualmente em diversas cidades do Brasil. Além de muito seguro e prático, também dá uma ótima visão estética tanto na parte interna, quanto na parte externa do imóvel. Também garantem uma ótima ventilação para o local, além de proporcionar luz natural ao ambiente, dependendo do modelo de fechamento escolhido.

portão basculanteMesmo com toda a praticidade e versatilidade que um portão basculante pode proporcionar ao imóvel, é importante se atentar a um detalhe de segurança que, em muitos casos passa despercebido, ou não é muito levado a sério no ato da compra de portões para garagem.

Que detalhe é esse que compromete a segurança do imóvel?

Sim! É verdade… Quando um portão automático é instalado em um imóvel, uma de suas laterais fica vulnerável ao arrombamento. Se for observado com cuidados, qualquer pessoa pode notar com facilidade que em toda a extensão na altura do portão, só existe apenas um pino de cada lado para manter a folha do portão presa ao vão! Esse pino também é conhecido pelo nome de “ponto de giro”.

Como esses dois pinos (um de cada lado) ficam no centro do portão quando o mesmo está fechado, acaba deixando a parte inferior do portão, próximo ao piso, muito suscetível ao arrombamento.

Quando o portão basculante é motorizado, um dos lados acaba sendo beneficiado pelo travamento que o próprio motor proporciona quando o portão é fechado. Mesmo assim, um dos lados continua sem nenhuma proteção, deixando o imóvel vulnerável do mesmo jeito.

Como o arrombamento ocorre?

Em cem por cento dos casos, a pessoa mal intencionada se assenta na calçada junto a um dos lados do portão (lado que não tem o motor), apoia um dos pés na parede pela parte de baixo, bem próximo ao chão, segura com as duas mãos na quina do portão pela parte de baixo e começa a forçar a folha para fora, envergando-a aos poucos do ponto de giro para baixo, até que uma pessoa mais magra consiga passar pela brecha causa a força…

Como resolver esse problema completamente?portão basculante

Para resolver esse problema com sucesso absoluto é recomendável que seja instalado uma trava elétrica no lado oposto ao motor, dessa forma, além, do ponto de giro (pino ao centro da folha), o portão também terá um pino trava em sua parte inferior.

portão basculanteEssa trava elétrica aciona o pino automaticamente junto com o acionamento do motor e pode ser instalada pela mesma empresa que fabricar o portão. Veja fotos.

portão basculante

Compartilhar!

2 Comments

  1. Bom dia…

    Gostaria de saber qual a medida que aconselham para as colunas laterais para um portão basculante com 75 a 100kg no máximo?
    Tenho o espaço de largura muito justo para o que preciso por isso queria aproveitar o máximo sem levantar problemas com o portão…

    Albino

    • Olá Albino!
      Pode por caixas com 13 cm. Imagino que seu portão deva ter uns 3m x 2,50… Mesmo assim você vai perder em torno de 36 cm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*