Portão Basculante ou Portão de Elevação

Portão basculante ou portão de elevação? Você sabe o que é um portão basculante? Não tem a mínima ideia do que seria isso?

Vamos começar explicando para você sobre o que seria um portão basculante e um portão de elevação. Neste artigo você vai ficar por dentro de tudo antes de adquirir seu portão!

Na verdade os dois termos se refere à mesma coisa. Portão basculante e portão de elevação diz respeito ao fato da folha do portão se elevar (suspender) quando o mesmo é aberto ou acionado por motor.

comprar portão basculante

O portão basculante ou portão de elevação se divide em algumas partes, e o nosso intuito em estar explicando pra você sobre isto, é nada mais que orientação, tornando você mais por dentro de certos detalhes técnicos que lhe favorecem no momento em que você for adquirir o produto.

Então vamos lá…

FOLHA

A folha o portão que é o fechamento total para impedir passagem. A folha pode ser construída em ferro e madeira pode ser totalmente fechada ou vazado, como também misturado com outros elementos, assim, formando designs interessantes e atuais.

TRAVESSÃO

Em cima, mais no alto, nós temos um travessão superior que faz a ligação das duas caixas de contrapeso. Isso é o princípio fundamental do fechamento de um portão basculante.

CAIXA DE CONTRAPESO

como funciona o portão de elevaçãoSão essas caixas essas caixas responsáveis diretamente pela possibilidade da elevação da folha para o alto. isto ocorre porque uma caixa de contra peso (um pouco mais estreita) se desliza por dentro da caixa principal (coluna direita e esquerda) fazendo a distribuição de pesos, tronando a folha principal bem mais leve por causa da distribuição desse peso.

CONTRAPESO

Elas são dimensionadas de acordo com o peso da folha do portão basculante, ou seja, até o portão de madeira, por exemplo, tem uma caixa de contrapeso dosada e balanceada de acordo com o peso do portão (folha).

o contrapeso está fixado por um cabo de aço que passa por uma roldana (uma em cada coluna) que vai passar por dentro da guia depois pela roldana (conforme dito acima) e depois se fixar na folha do portão por meio de um pino muito resistente chamado ponto de giro.

Isso é que faz um portão basculante funcionar. Por exemplo, quando falta energia na sua casa, você vai destravar o portão automático e é esse sistema que vai facilitar a abertura desse portão com o máximo de leveza possível como se estivesse elevando uma folha de isopor.funcionamento do portão basculante

ACESSÓRIOS

Também temos uma relação de acessórios em portões basculantes, como os pontos de giro (citado acima), orelhinha (serve para fixar os braços), e os braços, que também muda de tamanho de um portão para o outro conforme a altura e o tanto que ele vai avançar em direção à calçada.

Depois vêm a ligação no braço do automático que faz com que ele funcione a distância no controle remoto. Esse é um princípio onde tentamos passar para você sobre o portão basculante.

Espero que tenha gostado. Até a próxima!

P.S. – Ah! Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais, deixe seu comentário, sugestões ou críticas construtivas.

Forte abraço!

 

Comente no Facebook
Portão Basculante ou Portão de Elevação
5 (100%) 1 vote[s]
Compartilhar!