5 (100%) 4 votes

Portão de garagem, fique atento! Veja essas dicas!
portão-de-garagem

Fique atento a essas dicas antes de comprar! Você está pensando em adquirir um portão para sua garagem? Nesse artigo vou falar sobre os principais cuidados que você deve ter antes de comprar o seu portão.

Vou começar pelo portão basculante, pois é o mais procurado pelos consumidores em geral. Nos próximos artigo vou falar sobre outros modelos e seus cuidados antes de adquiri-los.

Bitola do material – Me refiro à grossura do material e espessura da parede do mesmo. Então vamos lá…

Para o quadro do portão (quadro principal), geralmente é feito em tubos retangulares com 60mm x 40mm e a parede deve ter uma espessura mínima de 1,5mm – Esses são os requisitos mínimos para construção de um portão de garagem com até 5 metros de largura.portão de garagem

Caso seu portão seja maior que 5 metros, a tubulação do quadro dever passar a ser de 80mm x 40mm com parede na espessura de 1,5mm.

Se seu portão de garagem passar dos 8 metros de largura, o caso deve ser estudado em detalhes – Más fique atento! A empresa a ser contratada deve ter experiência com esse tipo de caso.

Ainda continuando sobre a bitola dos materiais, iremos falar agora sobre o enchimento interno (desenhos que preenche a folha do portão), que se divide em dois materiais distintos: barramentos principais e enchimento.

Os barramentos principais são aqueles que servem para sustentar e estabilizar a parte interna da folha, podem estar na vertical, horizontal e diagonal, depende do desenho a ser feito, pode ocorrer de ter os três tipos de barramentos presentes no mesmo portão. Num modo geral ele está presente na vertical ao lado da portinhola (caso tenha), e na horizontal para dar mais sustentação a um desenho tubular ou chapa (caso o portão seja fechado em chapa).

portões de garagemNa maioria das vezes a bitola desses tubos são de 40mm x 40mm e a espessura de sua parede dever ter 1,5mm. Em alguns casos essa regra muda, porém, a bitola mínima dever ser a que acabei de citar logo acima. Esse exemplo também deve ser levado em conta para a requadração da portinhola, na maioria dos casos é feita de tubos 40mm x 40mm.

Já o enchimento da folha do portão de garagem dever ser em tubos com 30mm x 20mm e sua parede em 1,2mm de espessura. Esse material é muito resistente e, por ter a espessura de 1,2mm, torna o portão bem mais leve.

Se sua opção de escolha para o portão basculante seja com enchimento em chapa, basta seguir a mesma orientação citada acima, trocando apenas o enchimento tubular pela chapa. O restante permanece da mesma forma.

A ferrugem! Normalmente a maioria das empresas trabalha com materiais galvanizados na produção dos portões, mesmo assim, é importante que isso fique claro na hora de fechar o negócio e, se possível, fique registrado no pedido que vai ser assinado! Pois assim, você não corre o risco de comprar “gato por lebre”- Fica a dica!

Compartilhar!

4 Comments

  1. E se fizer tudo na chapa 1.5mm ?
    Fica bom ?

    • Portão Automático

      Olá Thiago, deve levar em conta que o portão não fique muito pesado, mas é possível sim. Se você estiver se referindo à chapa galvanizada para o enchimento do portão, recomendo que seja no mínimo chapa 20 e não máximo chapa 16. abs!

  2. Estou pesquisando portões e estou achando uma diferença muito grande nos preços, como sei exatamente que a pessoa que fizer o portão fará da chapa que combinamos​? Chapa 16 e as caixas 14 é bom ? Todos que fui usam 16

    • Portão Automático

      A chapa 16 é mais que o suficiente. A 18 é um pouco mais fina, porém a ideal devido ao peso. mas se seu local exigir o máximo de segurança, melhor focar com a 16. Para saber se é 16 ou 18 fica um pouco difícil para ser notado pelos clientes, digo que somente uma pessoa especializada no ramo poderia notar a diferença… No entanto recomendo dar umas batidas com a mão fechada (cascudos), geralmente uma chapa grossa tem o som mais ôco e consistente. Já uma chapa mais fina tem um som mais agudo, como se estivesse batendo em lata. Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*