Qual é o melhor tipo de portão automático para sua casa?

Você sabe qual seria o melhor tipo de portão automático para sua casa?

O portão automático da sua casa é a primeira impressão que a pessoa terá de sua residência. O portão automático além de ter o fator estético em uma casa, também e, principalmente garante segurança e privacidade para os moradores. Por isso no momento da compra você precisa estar consciente desses fatores.

Pois existem várias decisões que podem envolver a escolha do modelo de portão automático para sua residência. Desde o nível de segurança desejado, o estilo da construção, a maneira que será a abertura do portão, o espaço disponível e a manutenção.

 

Como escolher o melhor portão automático?

Vamos falar sobre algumas dicas para que você acerte no momento da compra do seu portão.

 

Comprar um pronto ou mandar fazer?

Os modelos prontos com toda a certeza têm um custo mais baixo e são a pronta entrega. Esse modelo é melhor para quem não pode esperar pelo processo de fabricação de um portão.

Mas os portões automáticos sob medidas têm muito mais vantagens, pois se adaptam a qualquer estilo e dimensão que o seu projeto necessite. Por isso é sempre mais recomendado que você utilize um portão automático sob medida.

 

Como eu escolho o tamanho do portão automático?

preço de portões automáticos

Para essa resposta temos que avaliar outras questões, como a largura e altura dos veículos que irão passar.

A medida mínima padrão é que o portão automático tenha ao menos 1,5 m mais largo que o carro. Um exemplo, os carros populares têm uma média de 2 metros de largura, por isso a recomendação seria de 3,5 metros de largura para o portão.

Já para decidir a altura é importante verificar qual é a altura necessária para segurança e para a privacidade da família. Para portão de garagem recomenda-se a altura mínima de 2,4 metros. Lembrando que quanto mais alto e largo for o portão, mais pesado ele será. Por isso ele precisa de um motor com potência maior para realizar a abertura e o fechamento com segurança.

 

Os portões automáticos e os materiais

O portão automático é o modelo mais recomendado para as residências atualmente. Pois trazem mais comodidade, já que o motorista não precisa sair do carro para realizar a abertura ou fechamento. Além disso, esses modelos fornecem mais segurança para os moradores, principalmente nos horários em que ha poucas pessoas nas ruas.

O material mais comum para fabricação desse modelo de portão são as chapas do tipo “lambril” que podem ser lisas ou onduladas.

Nesse tipo de material é mais recomendado que a manutenção seja realizada a cada seis meses, assim você garante um bom funcionamento. Nessa manutenção deve ser realizada a aplicação de lubrificante nos rolamentos.

Já em relação ao tempo de abertura e fechamento dos portões automáticos dependerá de seu peso e tamanho. A velocidade padrão para a abertura é de 14 segundos, mas existem opções de motores que tem a abertura mais rápida de até a 5 segundos.

 

Portões automáticos de aço

comprar um portão automático com motor

A maioria dos arquitetos prefere esse tipo de material para os portões automáticos já que ele é mais resistente e leve, se comparado com  ferro maciço. Também é um material que possui uma fácil moldagem e por isso se adapta a qualquer necessidade do cliente.

Para uma boa conservação esse material precisa de uma manutenção mais frequente, principalmente no quesito de limpeza. Se optar por esse material, de preferência para os modelos de aço galvanizado que duram mais e são mais resistentes ao tempo e a oxidação.

Na questão de privacidade, para quem deseja que não haja visibilidade nenhuma da rua para dentro da residência. As chapas podem ser utilizadas na horizontal e na vertical para que haja o bloqueio total da visão de dentro para fora e de fora para dentro.

Já se você prefere uma maior visibilidade e luz natural, pode usar chapas mais abertas. Mas esses modelos de portões mais abertos podem permitir que pessoas que são mal-intencionadas olhem o que acontece dentro da sua residência. Em contrapartida também essas mesmas aberturas permitem que, caso esteja ocorrendo alguma coisa errada dentro da sua casa as pessoas de fora percebam.

 

Portão automático de ferro maciço

Esse modelo de portão já não é  muito usado a tempo, esse tipo de material foi substituído pelo aço galvanizado, que é um material mais resistente e mais leve.  Os portões de ferro maciço sofrem mais com a oxidação, além de serem mais pesados que os materiais como alumínio e o aço galvanizado. Para quem mora em áreas do litoral esse material é ainda menos indicado, já que são mais vulneráveis à corrosão causada pela maresia.

O ferro comum é um pouco mais resistente e barato, mas exige muito mais manutenção para cuidar das ferrugens e da oxidação comum nesse material.

 

Portão de alumínio

comprar portão automático de enrolar

Esse é um dos materiais mais leves e perfeitos para portões automáticos, pois não precisam de motores de alta potência. O alumínio ainda possui mais resistência a corrosão, pois o alumínio é inoxidável. Já em questão de segurança eles podem ser deformados com mais facilidade devido sua baixa resistência.  Outro ponto não tão favorável que eles conduzem mais calor, deixando sua garagem mais quente que o desejado.

Escolher o portão automático para sua residência pode não ser uma tarefa tão fácil, já que muitas questões estão envolvidas. É sempre importante pesquisar e ter em mente quais são todos os pontos importantes para você e sua família.

Lembre-se sempre de escolher materiais de qualidade para a construção do seu portão automático, nesses casos o famoso “mais barato” pode ser uma desvantagem. Já que um portão automático é um investimento, você precisa levar em consideração itens como resistência, durabilidade e manutenção.

Por isso antes de comprar por impulso ou porque o modelo é bonito, tire todas as medidas, e veja se você precisa de um portão mais seguro ou com menos visibilidade. Que a abertura seja mais rápida, quantas vezes o portão será aberto por hora. Qual modelo ele terá de abertura, se será, basculante, deslizantes ou pivotantes, para aí sim você decidir qual será o modelo ideal de portão automático para sua residência.

Gostou desse site? Por favor, espalhe nas redes sociais 🙂

Comente no Facebook
Compartilhar!